DSCF2632Na última sexta-feira, dia 6, foi realizado o encerramento do Curso de Tear promovido por meio de parceria entre a Organização Vida e Ambiente - Oviamb, representada por Rosa Signoretti, Fundação de Apoio ao Desenvolvimento e Ensino de Machado - Fadema e com Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar.

O curso foi ministrado pela instrutora do Senar, Silvana Monserrat e contou com a presença de artesãs da cidade de Machado. Em 40 horas as alunas aprenderam sobre a arte de urdir, que é preparar os fios para colocar no tear, desenvolveram a técnica de preparar o rolo de urdume, onde os fios são todos colocados em paralelos em um rolo, feito em máquinas e aprenderam,por fim, a tecer.

Foram confeccionados tapetes, toalhas de mesa e jogos americanos. Para a instrutora Silvana Monserrat o curso é importante para resgatar a cultura, “toda cidade já teve uma tecelã, as pessoas querem resgatar esta prática”, afirmou. Já a artesã e aluna do curso,Elizabeth Santos disse que “quero levar adiante o trabalho de artesã e trabalhar com tear. Esse curso vai me proporcionar mais uma fonte de renda”, completou.DSCF2640

A representante da Oviamb, Rosa Signoretti, explicou que o objetivo do curso é gerar emprego e renda, e também capacitar as pessoas para que sejam multiplicadores do conhecimento, “por meio do cursos capacitamos profissionais para que estes possam ministrar os próximos cursos”.

O diretor-presidente da Fadema, Luciano Olinto Alves, afirmou que a Fundação mostra por meio destas ações compromisso com o desenvolvimento local e regional. Nesta semana se inicia mais um ciclo de aulas. Os interessados podem se inscrever na Casa da Cultura de Machado ou entrar em contato com a Rosa Signoretti, na Praça São Benedito, número – 41.

 

 

 

 

Jéssica Caixeta

Ascom-Fadema

10.07.12