DSC00441A Fundação de Apoio ao Desenvolvimento e Ensino de Machado – Fadema realiza desde do começo do mês de julho cursos de qualificação profissional em mais de 14 cidades do Sul de Minas. Essa ação faz parte do Plano Territorial de Qualificação (PlanTeQ) da Secretaria de Estado de Trabalho e Emprego-SETE.

O objetivo dos cursos é gerar emprego e renda para população em situação de risco, sem oportunidade de emprego. Além disso, busca promover o fortalecimento do setor industrial e disponibilizar mão de obra capacitada. De acordo com diretor-presidente da Fadema, Luciano Olinto,a Fadema é a entidade executora dos cursos. Os municípios são selecionados por meio da demanda de empresas públicas ou privadas. Em seguida, é elaborada uma proposta técnica com o plano pedagógico de cada curso: carga horária, matérias, material, entre outros. Depois, o projeto é encaminhado para SETE e assim que aprovado, o contrato é firmado.

Neste segundo semestre são ofertados 27 cursos gratuitamente. Com recursos de R$510 mil disponibilizados pelo Fundo de Amparo ao Trabalho (FAT), os alunos recebem todo material usado durante a execução do curso, além de lanche e vale transporte para aqueles que moram a mais de 2 km do local onde as aulas acontecem.

Um dos cursos é o de cortador, montador e preparador de calçados na empresa Ferracini de Machado. As aulas começaram no dia 2 de julho e vão até o dia 24 de agosto. Os 40 alunos aprendem 80% de matérias específicas do curso e 20% de habilidades básicas como: cidadania, meio ambiente e empreendedorismo. A instrutora do curso, Adriany Pereira afirma que um dos objetivos do curso é profissionalizar os alunos para serem contratados, “ este curso vai possibilitar aos alunos a oportunidade de atuar no mercado de trabalho, vários deles já foram contratados pela empresa”.

Para a aluna Eveline Batista o curso vai agregar valor em seu conhecimento profissional e dar oportunidade de ter independência financeira, “ quero ser qualificada e oferecer para empresas um bom desempenho da minha parte, atendendo todas as necessidades”.

DSC00436

Jéssica Caixeta 
Ascom-Fadema 
(35)8873-2607