A Fundação de Apoio do Desenvolvimento e Ensino (Fadema) oferece na cidade de Machado 12 cursos de qualificação profissional. As áreas são: costureiro a máquina na confecção em série, cortador de calçados, preparador de calçados, eletricista de instalações com NR-10, montador de calçados, embalador a mão. Os cursos fazem parte do Plano Territorial de Qualificação (PlanTeQ) da Secretaria de Estado de Trabalho e Emprego - SETE.

Os primeiros a receberem os certificados, no último dia 24, foram os alunos do curso de capacitação em preparador de calçados. Foram 180 horas de aulas, ministradas na empresa Ferracini. A instrutora do curso, Adriany Pereira, afirma que o curso foi bem aproveitado. “Os alunos serão contatados e no dia 10 de setembro começarão a trabalhar na empresa. O curso é importante, pois os profissionais já entram na Ferracini sabendo como devem trabalhar”.

Um dos cursos que está em andamento é o de Embalador a mão. São 20 alunos que aprendem na prática a realidade de um supermercado e todos os setores de atuação como: embalagem de produtos fracionados, processo de separar as mercadorias para embalar, embalagem na área de frutas e verduras, açougue, padaria, frios e embalagem no caixa.

As aulas, que acontecem no Supermercado Cristal, tiveram início no dia 23 de julho e terminam no dia 4 de setembro com instrução de Evantuir Rabelo Meloto. O instrutor afirma que a empresa pretende admitir parte dos alunos capacitados e explica que com o curso é possível aprender antes de já estar trabalhando, “é importante para o profissional esta capacitação, pois ele já chega à empresa conhecendo a realidade de trabalho e quais funções poderá executar”, concluiu. O aluno Caio Luiz diz que está aprendendo como deve embalar em cada setor de um supermercado, pretende trabalhar na área e crescer profissionalmente.

Outro curso é o de preparador de calçados com aulas na empresa JMJ. O curso vai até o dia 9 de setembro. A instrutora Sirlene de Moura diz que os 17 alunos aprendem o básico do pesponto e colação do sapato. O objetivo é aproveitar a mão de obra qualificada em sua empresa. Florêncio Matheus Siqueira, aluno do curso, tem como principal alvo ser contratado após o término da capacitação, “essa experiência tem sido ótima, minha intenção é ser contratado, ter um salário fixo. O curso é importante por conta da certificação, para melhorar o currículo”.

ferracini1

Fadema certificou alunos na empresa Ferracini no dia 24 de agosto.

DSC00499

Embalador a mão no supermercado Cristal.

 DSC00506