A Fundação de Apoio ao Desenvolvimento e Ensino de Machado - Fadema foi credenciada, no último dia 21 de novembro, pelo secretário de Educação Superior do Ministério da Educação, Carlos Afonso Nobre, como Fundação de Apoio ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais para o período de dois anos.

A Fadema foi criada no dia 9 de fevereiro de 1999, instituída pela Cooperativa Escola dos Alunos do IFSULDEMINAS - Câmpus Machado, onde tem a sua sede e oferece estrutura para a execução de seus objetivos que são promover e apoiar o desenvolvimento, o ensino, a pesquisa e a extensão.

Anteriormente, a Fundação não tinha o credenciamento do Ministério da Educação para dar apoio direto aos projetos de pesquisa e extensão do IFSULDEMINAS; os recursos eram destinados a outras fundações de apoio. Mas agora, passa a atender toda a rede do IFSULDEMINAS que inclui os câmpus de Machado, Muzambinho, Inconfidentes, Passos, Pouso Alegre e Poços de Caldas, e atenderá também outras instituições.

A partir desse credenciamento, será possível oferecer mais suporte ao IFSULDEMINAS e a outras instituições nos projetos de pesquisa, ensino e extensão. A Fundação criará condições propícias para as instituições apoiadas estabelecerem com o ambiente externo os projetos de seu interesse. Além disso, poderá conceder bolsas de ensino, pesquisa e estímulo à inovação, celebrar contratos ou convênios para o desenvolvimento científico e tecnológico.

DSCF3705Para o Diretor-Presidente da Fadema, Luciano Alves, esse credenciamento proporcionará uma melhoria significativa para o IFSULDEMINAS e para toda comunidade. “Esta portaria do Ministério da Educação é resultado do trabalho de anos, de muito esforço por parte dos funcionários, diretores e conselheiros da FADEMA, sempre com o apoio do IFSULDEMINAS, por meio do Diretor-Geral do Câmpus Machado, Professor Walner José Mendes, e do Reitor, Professor Sérgio Pedini. O credenciamento junto ao MEC dará suporte a projetos de pesquisa, ensino e extensão e de desenvolvimento institucional, científico e tecnológico de interesse de nossa Instituição. Podemos dizer que esta conquista é de toda a comunidade do Instituto Federal do Sul de Minas, traduzindo em uma nova fase, proporcionando um novo modelo de gestão, essencial à instituição apoiada,” disse.

O Diretor-Geral do Câmpus Machado, Professor Walner José Mendes, acredita que esse reconhecimento da Fadema pelo MEC “é uma grande conquista para o IFSULDEMINAS como um todo”. Walner explica que, agora, os projetos de pesquisa e extensão do Instituto vão poder contar com mais agilidade na aquisição de equipamentos e materiais de consumo. Outro ganho apontado pelo Diretor-Geral é a possibilidade dada à Fadema de ampliar os trabalhos de inclusão social já desenvolvidos pela Fundação em todo o estado de Minas Gerais.

Como funcionam as Fundações

As Fundações de Apoio são instituições criadas com a finalidade de dar apoio a projetos de pesquisa, ensino, extensão e de desenvolvimento institucional, científico e tecnológico, de interesse das instituições federais de ensino superior (IFES) e também das instituições de pesquisa.

Devem ser constituídas na forma de fundações de direito privado, sem fins lucrativos. São regidas pelo Código Civil Brasileiro. Sujeitam-se, portanto, à fiscalização do Ministério Público, nos termos do Código Civil e do Código de Processo Civil, à legislação trabalhista e, em especial, ao prévio registro e credenciamento nos Ministérios da Educação e do Ministério da Ciência e Tecnologia, renovável bienalmente.

Texto: Jéssica Caixeta
Revisão: Daniel Aroni
Ascom/IFSULDEMINAS - Campus Machado