Na última quinta-feira, 29 de novembro, uma equipe da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento e Ensino de Machado- Fadema, composta por Sérgio Luiz Santana, Elias de Oliveira e Wanderson Ricardo Maia foram à cidade de Tapira, no Triângulo Mineiro para participar de uma reunião com gerente geral industrial da Vale, Guilherme Castro, com gerente de desenvolvimento territorial do Sebrae-MG,Francis Bossaert e com responsável pelo Sebrae regional, Otávio Gomes. O encontro foi realizado a fim de buscar novas parcerias com a Vale do Rio Doce e Sebrae-MG para desenvolver o Projeto Pais.

O Projeto de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (Projeto Pais) começou a ser executado pela Fadema em 2010. As atividades são realizadas em parceria com a Fundação Banco do Brasil e do Banco Nacional do Desenvolvimento- BNDES. O Pais já acontece em cinco cidades mineiras: Carmo do Rio Claro, Conceição Aparecida e Heliodora, no sul de Minas, e Córrego d'Anta e Pains no centro-oeste de Minas Gerais. Com as novas parcerias a proposta é, a partir de 2013, realizar o projeto também no Triângulo Mineiro nas cidades de Tapira e Araxá.

De acordo com o coordenador administrativo da Fadema, Elias de Oliveira o projeto precisa de parceiros para que seja possível a compra dos Kits que inclui: um reservatório de água com capacidade de cinco mil litros, bomba d'água, sementes, insumos e material para a construção de um galinheiro no centro da área onde será desenvolvido o projeto. Os investimentos preveem inclusive verba para a compra de 10 galinhas de postura, além de um galo. O produtor vai receber também o material para que construa uma fossa séptica biodigestora na propriedade.

Elias explica que “uma nova reunião acontecerá antes do final deste ano com o Sebrae-MG para alinhar as propostas. Em seguida a equipe da Fadema irá se encontrar com prefeitos das cidade de Tapira e Araxá para realização de um levantamento dos número de beneficiários e também para que cada prefeitura apresente a contrapartida. A última etapa de negociações será mais uma reunião com a Vale para apresentação de todos os dados em busca de aprovação da empresa” concluiu.

 

Foto_Vale_01

 

Jéssica Caixeta

Assessoria de Comunicação - Fadema

06.12.12