O IFSULDEMINAS promove nesta semana, entre os dias 13 e 15, curso de Barista em parceria com a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento e Ensino de Machado (Fadema). O curso tem por objetivo capacitar os alunos na técnica italiana de barismo e é ministrado pelo professor Leandro Carlos Paiva e pela barista Helga Cristina Carvalho Andrade.

Recomendado para quem quer conhecer mais sobre a bebida e aprender uma nova profissão, o curso prepara os alunos para trabalharem nos segmentos de cafeterias, restaurantes, bares, lanchonetes, hotéis, e é com esse objetivo que o aluno Alex Caixeta resolveu participar do curso do barista, “estou montando uma lanchonete, no próximo sábado, 16, e vamos ter café expresso, por isso estou fazendo o curso para aprender a manusear o produto, fazer expressos, capuccinos”afirmou.

As matérias ministradas em uma carga horária de 24h são sobre qualidade do café, industrialização, formas de preparo, café expresso, filtração e suas derivações como drink´s, cafés com leite.

Para barista Luciana Vieira Lima o curso é uma maneira de se atualizar sobre o mercado brasileiro, “ trabalhei como barista por cinco anos no Canadá, voltei para o Brasil e estou fazendo o curso para me atualizar do mercado brasileiro”.

Para o professor e coordenador do curso de tecnólogo de cafeicultura, Leandro Carlos Paiva,o curso é importante pois, “o país é o maior produtor de café e o segundo maior consumidor, logo, precisamos de profissionais que saibam como aproveitar a qualidade do produto. Não adianta só produzirmos um bom café se não houver quem saiba trabalhar no preparo como deve ser feito”.

O investimento para o curso de barista é de 350 reais, mais informações pelo telefone: 3295- 9727 ou 3295-9728.

 

Alunos do curso de barista experimentam cafés expressos na aula prática.

curso_barista_1

curso_barista_3

curso_barista_4

Fonte: Ascom/Fadema